O Movimento RUA – Resiliência Urbana em Ação conta com uma equipe de pesquisadores dedicados a entender e propor soluções para os desafios das cidades diante das mudanças climáticas e desastres urbanos. Nossa rede interdisciplinar inclui pesquisadores de graduação, mestrado e doutorado. Conheça o time de pesquisadores e pesquisadoras que faz parte do movimento:
Doutorado

Bárbara Dantas, MSc
Advogada, especialista em direito municipal, urbanístico e gestão pública. Mestre e doutoranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis com pesquisa focada em Justiça Climática e Direito à Cidade. Pesquisadora Bolsista de fixação CNPq/MCTi no Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana – CESU/Teresina. Diretora de Gestão de Patrimônio Imobiliário do Estado do Piauí. Ponto Focal em ESG da Secretaria de Estado da Administração do Piauí.

Camila Aparecida Borges, MSc
Advogada. Professora universitária no curso de Direito da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Bacharel de Direito. Mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho, com adesão a linha de pesquisa Empresa, sustentabilidade e funcionalização do Direito. Atualmente pesquisadora e Doutoranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS) pela Universidade Nove de Julho.

Cristiane Criscibene Pantaleão, MSc
Arquiteta e Urbanista (USJT), Especialista em Gestão de Negócios (UNICID) e Docência para o Ensino Profissionalizante (UNINOVE), Mestra e Doutoranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE). Linha de Pesquisa: Impactos dos eventos climáticos extremos nas políticas públicas de planejamento urbano. Internacional Module in Smart and Sustainable Cities – Frankfurt University of Applied Sciences, (FUAS), Alemanha e Módulo Internacional en Transformaciones Urbanas, Resiliencia y Adaptación – Universidad de Medellín, Colômbia. Atuação profissional como arquiteta no desenvolvimento e consultoria de projetos sustentáveis. Atuação acadêmica como docente, conteudista e assessora acadêmica.

Jairo Almeida, MSc
Professor de TI no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), mestre e doutorando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS-Uninove), graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com Licenciatura em Física (R2). Desenvolve pesquisa na área de eventos climáticos extremos e desastres utilizando recursos de ciências de dados.

Jheniffer Roséni Souza Monteiro, MSc
Advogada. Mestre e Doutoranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Legale. Pós-graduada em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desenvolve pesquisa sobre planejamento urbano com foco na adaptação climática. Assessora Legislativa na Câmara Municipal de São Paulo.

Lúcio Ramos Moura, MSc
Engenheiro Civil (UMC) e Tecnólogo em Transporte Terrestre (FATEC). Mestre e Doutorando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho. Pesquisador na área de planejamento urbano com ênfase em capacidade de suporte do território e adensamento urbano. Possui sólida experiência na área de projetos multidisciplinares e atua como Engineering Project Manager.
Mestrado

Darlene Vasques Menconi
Jornalista. Mestranda em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS – Uninove) na linha de pesquisa sobre Resiliência Climática, bacharel em Comunicação Social (Cásper Líbero), pós-graduada em Gestão Ambiental (FGV-RJ). Profissional de comunicação com experiência como repórter, apresentadora e editora de ciência, tecnologia e sustentabilidade nos principais jornais e revistas do país. Atualmente consultora editorial e produtora de conteúdo multiplataforma.

Roberto Emílio Farina Filho
Com 17 anos de carreira na Polícia Militar, Roberto Farina possui uma ampla formação acadêmica, incluindo Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (2011) e Bacharelado em Direito. Ele é mestre em Administração com foco em Estratégia pela ESPM, Executive MBA pela IESE Business School, e tem especializações em programas internacionais, como o Programa de Negociação da Harvard Law School e o Curso de Liderança e Coaching pela Universidade de Ohio. Atuou como Diretor de Comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, onde implementou uma estratégia de reformulação da marca, utilizando stakeholders como a imprensa. Em 2024, a Defesa Civil concedeu mais de 1.700 entrevistas, fortalecendo a comunicação em momentos críticos. Além disso, Roberto teve papel ativo em crises, como as de São Sebastião (2023) e Rio Grande do Sul (2024), e colaborou no atendimento às vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (2024).