RUA – Resiliência Urbana em Ação:
Protegendo nossas cidades de eventos
climáticos extremos

Equipe organizadora

Conheça o time de pesquisadores e pesquisadoras responsáveis pela organização do movimento RUA – Resiliência Urbana em Ação:

Dra Tatiana Tucunduva P. Cortese

Advogada. Mestre e Doutora em Ciências, com ênfase em Saúde Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Pós-doutorado pelo IEA USP. Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados – USP. Docente da UNINOVE do Programa de Pós Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS. Professora de ESG e Direito Ambiental da FGV Direito SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

Dra Debora Sotto

Advogada. Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados da USP e professora-investigadora em tempo parcial na FLACSO-Brasil. Bacharel em Direito pela USP, Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP e Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges. Doutora em Direito Urbanístico pela PUC/SP, com Pós-Doutorados pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pelo Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA USP.

Dr Filipe Antônio Marques Falcetta

Engenheiro civil, mestre em hidráulica, doutor em energia e pós-doutor em políticas públicas e drenagem urbana pelo Centro de Síntese Cidades Globais (IEA/USP). Atualmente, atua como pesquisador na área de Cidades, Infraestrutura e Meio-Ambiente no IPT e realiza ações voluntárias nos temas de sua linha de pesquisa.

Dra Cláudia Kniess

Química e Administradora. Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC. Pós-doutorado em Tecnologia Nuclear pelo IPEN/SP. Professora adjunta da UNIFESP. Professora do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da Universidade São Judas Tadeu e do Programa de Pós-graduação em Administração da Unisul. Pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados/USP. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

Dr Marcelo Nery

Sociólogo (USP) e Tecnólogo (INPE). Coordenador de Transferência de Tecnologia e Head do Centro Colaborador da OPAS/OMS (BRA-61) no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP (CEPID-FAPESP); pesquisador do Programa de Fellowship da ABES, no seu Think Tank, em parceria com Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP; e pesquisador associado do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (LIEVES). Possui ampla experiência nas áreas de Geoinformação e Sociologia, com ênfase em sistemas de informação, divulgação científica, análise espacial, políticas públicas, dinâmica criminal e estudos urbanos.

MSc. Jairo Almeida

Professor de TI no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), mestre e doutorando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS-Uninove), graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com Licenciatura em Física (R2). Desenvolve pesquisa na área de eventos climáticos extremos e desastres utilizando recursos de ciências de dados.

MSc. Priscilla Moreira Argentin

Geógrafa (Bacharelado e Licenciatura, UNICAMP), especialista em Engenharia Ambiental (UNINOVE) e Mestra em Desenvolvimento do Turismo (EACH-USP), atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT-SP). Tem experiência em processos participativos, planejamento territorial e turístico, unidades de conservação, geoprocessamento e gerenciamento de projetos.

Bianca Forti

Graduada em Gestão Ambiental (Bacharelado) na Escola de Artes Ciências e Humanidades (USP). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudos Urbano-Ambientais-GEURBAM (EACH-USP) com atuação em pesquisa científica em Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas, Adaptação Climática e Vulnerabilidades Urbanas. Membra do Subcomitê Juqueri-Cantareira e do Grupo de Trabalho em Eventos Extremos do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê. Conselheira do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Cantareira. Ex-presidente do Conselho de Defesa e Meio Ambiente de Mairiporã e ex-vice-presidente do Conselho da Cidade de Mairiporã. Atua com consultoria em políticas públicas ambientais, adaptação climática e planejamento urbano. E consultoria para o setor privado em projetos para adaptação aos eventos extremos.

REALIZAÇÃO

APOIO